segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

As colinas dos meses #2


Sejas bem-vindo, 2014! Recebo-te de coração aberto para, juntos, conseguirmos mais. 

Este primeiro fim-de-semana destes próximos doze meses serve para fazer o balanço do ano que já ficou e projectar o ano que já cá está. Poderia escolher o caminho mais óbvio e dizer que 2013 foi difícil: para o país, para mim. Seria apelidado como o ano da ruptura. Mas não, prefiro vê-lo como o ano de preparação para o recomeço. Decidi romper com os anos penosos de tratamentos capilares químicos e começar esta jornada pelas colinas dos meus caracóis; terminou-se a minha relação de 10 anos e decidi redescobrir-me e amar-me; mudei de cidade e retomei a minha Lisboa. E cá estou, viva, forte, enérgica. Após achar-me num beco escuro descobri afinal um portão para outro caminho. Isso fez-me perceber que até à última há que acreditar e esticar a mão para o que nos surge à frente, mesmo que não estejamos muito seguros daquilo que nos espera. Daí achar que a frase para este mês é uma citação lida na maravilhosa plataforma A cidade na ponta dos dedos:

"Quase sempre é preciso um golpe de loucura 
para se construir um destino."

Marguerite Yourcenar

Passo a passo, observadora do que me rodeia, construirei, sim, o meu destino, desejando a sorte como companheira de caminhada. Poderia fazer grandes planos e objectivos para o ano de 2014, contudo, depois de experiências anteriores, percebi que a frustração e ansiedade eram os resultados maiores: definimos um tal plano rígido que, perante a irracionalidade dos acontecimentos da vida, se desmorona deixando-nos com projectos a fugirem-nos pelas mãos. 

Este ano não quero a utopia, quero a concretização. Para isso, não deixando de sonhar, claro, prefiro antes conceber - dá mais a noção de acção. Como a limitação do tempo não se contorna, temos que conceber com calma, algo para o qual, eu frenética por natureza, terei que me educar, esse sim um objectivo anual. Daí preferir estabelecer concretizações mensais. Poucas, as suficientes. Este meu refúgio em forma de blogue será o motor de controlo: quando não cumprir, a consciência ficará mais pesada que a âncora do barco atracado no Tejo!

1) Acabar de ler Vagina: a new biography;
2) Seleccionar ideias para presentes feitos manualmente para as pessoas do "meu mundo";
3) Manter a caminhada pelas colinas dos meus caracóis (manter-me longe de cabeleireiros afro para não sucumbir ao relaxamento)!

Sem ânsias, caminharei pelo mês de Janeiro de 2014!


Fonte das fotos: azultiffany.worpress; thatswhatshereads.net; Lenita Nabais



Sem comentários:

Enviar um comentário