domingo, 5 de janeiro de 2014

Mais do que inspiração crespa: Eusébio

Não ligo nem percebo nada de futebol. Mas isso não me impede de reconhecer a grandeza dos profissionais da área. E Eusébio, para além de merecer reconhecimento como profissional, deve ser valorizado sobretudo pela pessoa, pelo Homem que foi.

Há valores que, para mim, são fundamentais. A educação e a humildade juntas fazem um pacote base. Claro que há outras características também importantes que criam o tal pacote completo, no entanto, estas duas, criam pilares de seriedade. Não o conhecendo pessoalmente, fica o que transpareceu da imagem: e a fotografia era muito real, sem artifícios, nem exageros. Uma pessoa que viveu a glória, que conheceu mundo, coleccionou apertos de mão a famosos poderia deixar-se levar pela maré de extravagância e de snobismo. Mas não: as raízes da personalidade estavam sólidas, exemplificadas no respeito do tratamento de colegas por senhores.

Ao longo da carreira, do contacto com o público, das entrevistas dadas, a simplicidade manteve-se a mesma. Como diziam hoje na televisão, precisamente por ter nascido homem do povo e ter sido fiel a esta postura, o público criou um sentimento de identificação e dá-lhe o justo reconhecimento que só os enormes merecem: tornar-se a identidade de um povo, um símbolo cultural. Através desse símbolo, Portugal vibrou, sentiu o pulsar da sua força, tornou-se uno. E alguém que, mesmo em momentos difíceis, apazigua e aglomera, é poderoso. Ficas para a História, Eusébio.

Eusébio da Silva Ferreira
1942 - 2014


Fonte: Expresso




Sem comentários:

Enviar um comentário